segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Disciplina

Está sacramentado, fiz matrícula e sou novamente aluno de engenharia!

Ah, descobri como fizeram com as notas do Enem! O Inep resolveu este ano utilizar a tal TRI – Teoria da Resposta ao Item – na avaliação do desempenho dos candidatos, e por isso as notas do Enem vieram em valores de 0 a 1000, que não tinham relação direta com a porcentagem de acerto na prova. O que isto tem a ver com meu resultado no vestibular? Simples, a universidade resolveu adotar na sua avaliação o número de acertos, e não a nota divulgada pelo Inep, ou seja, para cada prova foi feito o seguinte cálculo, se você acertou x das 45 questões sua nota é 100x/45, simples assim.

Agora vem a parte mais legal: a nota da redação... Bom, como eu já havia dito, adotaram meio a meio para as notas da redação e da prova 1 para compor a nota da prova de linguagens, mas como isso foi feito é o mais interessante. A prova 1, como todas as demais, teve 45 questões, então a redação valeu o equivalente a 22,5 questões da prova, vai vendo... A nota da prova de linguagens passou a ser sua nota calculada pela fórmula anterior, divida por 2 e somada com a nota da redação, e esta foi calculada multiplicando-se a nota na redação do Enem por 2,25 (pura e simples regra de três). Depois de todo esse milagre matemático as notas ainda foram multiplicadas pelos respectivos pesos de acordo com o curso, somadas e o resultado divido por 2, pois a primeira fase (Enem), valia 50% da nota final.

Cansei de fazer conta, o importante foi o meu nome na lista! Agora falta saber o que vão me dar de equivalência e quais matérias ainda preciso fazer (como para mim tudo dá mais trabalho, a grade mudou), e terminar meu curso. Aliás, com relação a isso tenho duas histórias interessantes para contar.

Outra coisa sobre mim: adoro um boteco, mais que isso, adoro balcão de boteco.

Praticamente na esquina de casa tem um bar muito movimentado, freqüentado por pessoas com as mais diferentes ocupações: estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, simplesmente de tudo um pouco. E em boteco acontece de tudo, ainda mais comigo...

Uma das coisas mais engraçadas que me aconteceram por lá foi conseguir um orientador antes mesmo do vestibular, coisas de mesa de bar. Comentando sobre ter que prestar vestibular, e também o Enem, para voltar para a universidade (e sendo cobrado por ainda não ter feito), que precisaria de um orientador e tal, ouvi a frase mágica: “Se você passar eu te oriento!”. Era tudo que eu precisava ouvir. Minha parte até aqui está feita, resta ao meu amigo professor doutor fazer a dele.

A outra história. Como tudo o que é bom dura pouco, depois de alguns parabéns pelo resultado do vestibular começaram as brincadeiras e cobranças. Cada um com a sua frase de efeito. Coisas do tipo “Agora vai?”, ou “Dessa vez vai terminar?”. Uma das mais interessantes veio de um amigo padeiro, que virou para mim e disse: “Sabe do que você precisa? Disciplina.”. O engraçado disso é justamente resumir toda uma situação em uma só palavra. Disciplina. Tudo o que eu preciso resumido em 10 letras...

Um comentário: